O ano de 2013 foi declarado como o "Ano Internacional da Quinoa" (AIQ), em reconhecimento dos povos andinos que têm mantido, controlado, protegido e preservado a quinoa como alimento para presentes e futuras gerações, graças a seus conhecimentos tradicionais e práticas de viver em harmonia com a Mãe Terra e a natureza.
O Ano Internacional da Quinoa (AIQ) foi proposto pelo Governo do Estado Plurinacional da Bolívia, apoiado pela Argentina, Azerbaijão, Equador, Geórgia, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai, com o respaldo da FAO, sendo aprovado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2011. A Conferência observou as excepcionais qualidades nutricionais da quinoa, a sua adaptabilidade a diferentes pisos agroecológicos e sua potencial contribuição na luta contra a fome e a desnutrição.
O objetivo do AIQ é focar a atenção do mundo sobre o papel da biodiversidade no quinoa e seu valor nutricional na erradicação da segurança alimentar e nutricional e da pobreza, apoiando a realização dos objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
(FONTE: FAO - http://www.rlc.fao.org/es/conozca-fao/aiq-2013/ )
ISTO É AGROBIODIVERSIDADE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário